Homem inventa calçados que crescem 5 vezes em 5 anos e que podem salvar milhões de crianças no mundo
- Jorge Lima
- 21 de abr. de 2015
- 1 min de leitura

Para aqueles consumistas, fascinados pelos últimos lançamentos de tênis “tops”, talvez soe absurdo e desinteressante a notícia. Porém, para os milhões de crianças que sobrevivem na miséria quase absoluta em países ignorados pelo mundo desenvolvido, a invenção pode ser a diferença entre a vida e a morte!
A contaminação por fungos, bactérias e parasitas tem levado dor, doenças e mortes às crianças gravemente desassistidas, principalmente em países africanos paupérrimos ou em conflito bélico.
São muitas as doenças adquiridas no contato entre a pele e o solo. O tétano, a ancilostomose e a leishmaniose visceral canina (LVC - popularmente conhecida como calazar) são exemplos. Sendo a pele uma barreira contra infecções, o simples fato de ser rompida por acidentes que causam ferimentos (pregos, espinhos, chutes no chão) pode ocasionar infecções secundárias diversas e graves; até letais.
Então surge um herói real: Kenton Lee. Ele desenhou o calçado que cresce - “The Shoe That Grows”. A sandália em tamanhos pequenos e grandes podem crescer cinco números e durar pelo menos cinco anos.
A empresa que bancou a ideia cita que “Há mais de 300 milhões de crianças que não têm sapatos. E incontáveis mais com sapatos que não cabem.”
No site https://theshoethatgrows.org/ você pode comprar um par ou enviar sapatos em massa para os países que mais deles necessitam.
Assista ao vídeo e saiba como funciona: