Horta Caseira: Um prazer a mais na vida
- Jorge Lima
- 5 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
No tempo de nossas avós era normal ter no quintal uma pequena horta de temperos, legumes, verduras e frutas. Alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa.
Hoje é cada vez maior a procura por alimentos livres de agrotóxicos ou aditivos químicos que possam colocar em risco a nossa saúde. Observa-se, também, certa mudança comportamental no estilo de vida de milhares de pessoas, agora buscando por qualidade através de exercícios físicos regulares associados à boa alimentação.
A opção é aproveitar qualquer espaço ventilado e de boa iluminação, para plantar a sua própria mini-horta. Além de se produzir alimentos de qualidade, trabalhar com a terra pode se revelar verdadeira terapia para aqueles que têm uma vida agitada e estressante através do contato com a natureza. Assim, a agricultura urbana e orgânica vem despertando cada vez mais o interesse das pessoas que buscam esse retorno ao passado mais saudável.
Dessa forma também evitamos desperdícios e reciclarmos as sobras de vegetais, papéis, filtros de café, pó de café, podas de grama e de árvores, folhas caídas etc. Como??? Transformando esse material num composto conhecido como adubo orgânico. Nele, as cascas e os outros produtos de orígem orgânica são digeridos por microorganismos (bactérias e fungos), sendo transformados em húmus. Também podemos comprar o húmus e misturá-lo à terras vegetal e mineral (terra ou solo comum), também encontradas no comércio.
A adubação com composto orgânico aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas, além de propiciar mais resistência delas às doenças.
Pronto: Agora é só curtir; plantando, cuidando, aguardando o tempo da natureza, e, depois colher nossas delícias e dividí-las com o pessoal de casa e com os amigos!