UM MUNDO MAIS VERDE; UM DIA CAPITAL!
- Jorge Lima
- 31 de mar. de 2015
- 1 min de leitura

Na COP19, realizada em novembro de 2013 em Varsóvia, a UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change - das Nações Unidas fixou o prazo até hoje (primeiro trimestre de 2015, 31 de março) para que os países desenvolvidos apresentem seus compromissos formais para combater os agentes causadores das mudanças climáticas.
Na última semana o parlamento francês aprovou lei que obriga todos os novos edifícios comerciais a instalarem telhados ecológicos ou painéis solares.
Os benefícios são inúmeros para a população da França, que, além de reduzir a produção de energia nuclear, atualmente 75% da demanda de energia do país (e consequentemente baixar seus elevados custos), produzirão energia barata, limpa e renovável com os painéis solares.
Além disso, os telhados ecológicos reduzem os efeitos das variações climáticas, diminuindo o consumo energético com o uso de ar condicionados e aquecedores, retém boa parte da água de fortes chuvas, são excelentes isolantes de ruídos, atuam como captadores de carbono e de poluição atmosférica, servem como nicho para diversas espécies animais e vegetais (principalmente aves, que agem como controladores das populações de insetos e outros agentes de doenças) e ainda embelezam a paisagem, amenizando o estresse do homem de vida urbana.
Pena que a lei não abranja todos os edifícios indiscriminadamente, como desejavam os ambientalistas franceses (assim como nós, é claro!). Segundo o jornal The Guardian, a restrição se deve ao elevado custo que seria atribuído à população residencial.
Parabéns, França!
Comments